IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2015 1.2


Para o ano-calendário de 2014, exercício de 2015, deve ser utilizado o programa IRPF2015 para preenchimento da Declaração de Ajuste Anual (DAA).

O IRPF, entre outras condições, observa os limites legais, apura automaticamente o imposto a pagar ou a restituir e informa ao contribuinte a opção de declaração que lhe é mais favorável.

Atenção:

Da elaboração

  • a) A Declaração de Ajuste Anual, para o ano-calendário de 2014, exercício de 2015, deve ser elaborada com o uso do computador mediante a utilização do programa IRPF2015, localizado no sítio http://www.receita.fazenda.gov.br;

Da Declaração de Ajuste Anual Pré-Preenchida

  • b) O contribuinte pode utilizar a Declaração de Ajuste Anual Pré-preenchida, desde que:
    • b.1) tenha apresentado a Declaração de Ajuste Anual referente ao exercício de 2014, ano-calendário de 2013;
    • b.2) no momento da importação do arquivo referido no item “c” (abaixo), as fontes pagadoras ou as pessoas jurídicas ou equiparadas, conforme o caso, tenham enviado para a RFB informações relativas ao contribuinte referentes ao exercício de 2015, ano-calendário de 2014, por meio da:
      • b.2.1) Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf);
      • b.2.2) Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed); ou
      • b.2.3) Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob).
  • c) A RFB disponibiliza ao contribuinte um arquivo a ser importado para a Declaração de Ajuste Anual, já contendo algumas informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais.
    • c.1) o acesso às informações do arquivo de que trata o item “b.2” a ser importado para a Declaração de Ajuste Anual, dar-se-á somente com certificado digital e pode ser feito pelo:
      • I – contribuinte; ou
      • II – representante do contribuinte com procuração eletrônica ou procuração de que trata a Instrução Normativa RFB nº 944, de 29 de maio de 2009.
    • c.2) o arquivo deve ser obtido no Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) no sítio da RFB, na Internet, no endereço referido no item “a” deste Atenção;
    • c.3) o arquivo deve ser obtido no Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) no sítio da RFB, na Internet, no endereço referido no item “a” deste “Atenção”
  • d) É de inteira responsabilidade do contribuinte a verificação da correção de todos os dados pré-preenchidos na Declaração de Ajuste Anual, devendo ele realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias, se for o caso.
  • e) A possibilidade de utilização da Declaração de Ajuste Anual Pré-preenchida não se aplica à Declaração de Ajuste Anual elaborada com a utilização dos serviços “Declaração IRPF 2015 on-line” e “Fazer Declaração”.

(Instrução Normativa RFB nº 1.545, de 3 de fevereiro de 2015, art. 6º).

——————————————————————————————

Screenshot IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2015 1
Screenshot IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2015 1

——————————————————————————————

Download
Idioma: Português do Brasil
Tamanho: 23,3 MB
.

Sistema: Windows XP, Vista, 7, 8 (8.1)
Licença: Gratuito
.

Fonte: Receita Federal do Brasil

551 comentários sobre “IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2015 1.2

  1. Bom dia! Estou com o mesmo problema dos demais. Quando tento enviar a declaração aparece a mensagem “Esta aplicação não foi reconhecida pelo servidor (48)”. Pode me orientar como faço para resolver?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s