IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2015 1.3


Para o ano-calendário de 2014, exercício de 2015, deve ser utilizado o programa IRPF2015 para preenchimento da Declaração de Ajuste Anual (DAA).

O IRPF, entre outras condições, observa os limites legais, apura automaticamente o imposto a pagar ou a restituir e informa ao contribuinte a opção de declaração que lhe é mais favorável.

Atenção:

Da elaboração

  • a) A Declaração de Ajuste Anual, para o ano-calendário de 2014, exercício de 2015, deve ser elaborada com o uso do computador mediante a utilização do programa IRPF2015, localizado no sítio http://www.receita.fazenda.gov.br;

Da Declaração de Ajuste Anual Pré-Preenchida

  • b) O contribuinte pode utilizar a Declaração de Ajuste Anual Pré-preenchida, desde que:
    • b.1) tenha apresentado a Declaração de Ajuste Anual referente ao exercício de 2014, ano-calendário de 2013;
    • b.2) no momento da importação do arquivo referido no item “c” (abaixo), as fontes pagadoras ou as pessoas jurídicas ou equiparadas, conforme o caso, tenham enviado para a RFB informações relativas ao contribuinte referentes ao exercício de 2015, ano-calendário de 2014, por meio da:
      • b.2.1) Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf);
      • b.2.2) Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed); ou
      • b.2.3) Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob).
  • c) A RFB disponibiliza ao contribuinte um arquivo a ser importado para a Declaração de Ajuste Anual, já contendo algumas informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais.
    • c.1) o acesso às informações do arquivo de que trata o item “b.2” a ser importado para a Declaração de Ajuste Anual, dar-se-á somente com certificado digital e pode ser feito pelo:
      • I – contribuinte; ou
      • II – representante do contribuinte com procuração eletrônica ou procuração de que trata a Instrução Normativa RFB nº 944, de 29 de maio de 2009.
    • c.2) o arquivo deve ser obtido no Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) no sítio da RFB, na Internet, no endereço referido no item “a” deste Atenção;
    • c.3) o arquivo deve ser obtido no Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) no sítio da RFB, na Internet, no endereço referido no item “a” deste “Atenção”
  • d) É de inteira responsabilidade do contribuinte a verificação da correção de todos os dados pré-preenchidos na Declaração de Ajuste Anual, devendo ele realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias, se for o caso.
  • e) A possibilidade de utilização da Declaração de Ajuste Anual Pré-preenchida não se aplica à Declaração de Ajuste Anual elaborada com a utilização dos serviços “Declaração IRPF 2015 on-line” e “Fazer Declaração”.

(Instrução Normativa RFB nº 1.545, de 3 de fevereiro de 2015, art. 6º).

——————————————————————————————

Screenshot IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2015 1
Screenshot IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2015 1

——————————————————————————————

Download
Idioma: Português do Brasil
Tamanho: 23,3 MB
.

Sistema: Windows XP, Vista, 7, 8 (8.1)
Licença: Gratuito
.

Fonte: Receita Federal do Brasil

553 comentários sobre “IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2015 1.3

  1. Caros

    Depois de várias tentativas eu consegui executar o irpf2013 no Windows 8. Para conseguir isto eu:

    1 – baixei manualmente as duas versões do Java 15, a de 32 e 64 bits (link: http://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp Windows Off-line…)
    2 – instalei primeiro a de 32
    3 – depois a de 64 (provavelmente irão receber a mensagem de que o programa já está instalado, porém instale mesmo assim)

    Pronto, só depois disso consegui abrir o programa.

  2. ola gostaria q me ajudasse olha eu instalei o programa ,na minha maquina q é windows 8 mais na hora de abrir o programa , pede o do ano anterior e naum consigo nem entrar para as opções de nova declaração ja fica uma barrra pedindo o ano anterior to ficando louca me ajudem ……

  3. Estou com Dificuldade em importar dados da declaração de 2012/2011, bem como abrir o recibo, em PDF. Na primeira situação faço de acordo com as sugestões do programa, mas não grava no programa novo; e na segunda situação informa que o arquivo está danificado.
    Se alguém tiver alguma informação agradeço.
    S.O. Windows 7 64Bits.

    1. estou sem ação. fiz tudo certinho e na hora de enviar não consigo. tem uma mensagem dizendo que a receitanet está desatualizado e orientando para instalar . já instalei ,no entanto, não consigo. aparece a mesma mensagem. alguém pode passar uma orientação de como devo proceder? todo ano aparece uma dificuldade. abraços.

    2. Olá Vera! Tudo bem? Estou com o mesmo problema que você passou para enviar o IRPF 2013. Você já conseguiu solucionar? Favor me explicar como. Grato.

  4. Não consigo importar dados da declaração 2011, como no tutorial, já baixei 03 vezes e instalei em 03 cpus, diferentes com Win7 e XP. Na tela de importação chego até 0 meu CPF, porem não aparece os arquivos para importação. Mandei um e-mail para a receita solicitando ajuda = ‘irpf.beta@receita.fazenda.gov.br’

  5. Baixei o programa do IRPF 2013 no meu windows XP, mas na hora de executar o programa, já para concluir a etapa final da instalação, está aparecendo uma mensagem de erro. Há dias que estou repetindo o processo de baixar e instalar e sempre a mesma coisa! Consegui baixar e instalar o programa para envio da declaração o ReceitaNet. Inclusive desativei o FireWall do windows antes de baixar e tentar instalar o programa. Já não sei mais o que fazer!!! Será que é só eu que estou passando por este problema!! Alguém ai por favor pode me ajudar!!!

    1. Gelson, vc conseguiu resolver seu problema? Tb estou tendo problema para abrir o programa no Windows 7, após a instalação aparentemente “com sucesso”, pois aparece uma msg de erro sobre acesso negado a um arquivo “TryLock2013.txt”….

  6. Não consigo de maneira alguma gravar as declarações de 2013. Toda vez que tento o programa trava. Para inserir os dados e instalar o programa foi tranquilo, o problema está sendo na hora de grava-los.

  7. Boa noite. Eu consegui fazer a declaração , porem na hora de enviar a receita pelo programa receitanet, quando ele da opção de CARREGAR , ele não encontra minha declaração salva em arquivo PDF , é como se não estivesse nenhum arquivo para ser carregado. Alguem me ajude , por favor?

    1. Ao terminar a sua declaração e não tiver mais pendências, entre na opção do “disquetezinho” que é Gravar (a gravação não é pdf), depois na opção Transmitir. Ok? Boa sorte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s