IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2015 1.3


Para o ano-calendário de 2014, exercício de 2015, deve ser utilizado o programa IRPF2015 para preenchimento da Declaração de Ajuste Anual (DAA).

O IRPF, entre outras condições, observa os limites legais, apura automaticamente o imposto a pagar ou a restituir e informa ao contribuinte a opção de declaração que lhe é mais favorável.

Atenção:

Da elaboração

  • a) A Declaração de Ajuste Anual, para o ano-calendário de 2014, exercício de 2015, deve ser elaborada com o uso do computador mediante a utilização do programa IRPF2015, localizado no sítio http://www.receita.fazenda.gov.br;

Da Declaração de Ajuste Anual Pré-Preenchida

  • b) O contribuinte pode utilizar a Declaração de Ajuste Anual Pré-preenchida, desde que:
    • b.1) tenha apresentado a Declaração de Ajuste Anual referente ao exercício de 2014, ano-calendário de 2013;
    • b.2) no momento da importação do arquivo referido no item “c” (abaixo), as fontes pagadoras ou as pessoas jurídicas ou equiparadas, conforme o caso, tenham enviado para a RFB informações relativas ao contribuinte referentes ao exercício de 2015, ano-calendário de 2014, por meio da:
      • b.2.1) Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf);
      • b.2.2) Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed); ou
      • b.2.3) Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob).
  • c) A RFB disponibiliza ao contribuinte um arquivo a ser importado para a Declaração de Ajuste Anual, já contendo algumas informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais.
    • c.1) o acesso às informações do arquivo de que trata o item “b.2” a ser importado para a Declaração de Ajuste Anual, dar-se-á somente com certificado digital e pode ser feito pelo:
      • I – contribuinte; ou
      • II – representante do contribuinte com procuração eletrônica ou procuração de que trata a Instrução Normativa RFB nº 944, de 29 de maio de 2009.
    • c.2) o arquivo deve ser obtido no Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) no sítio da RFB, na Internet, no endereço referido no item “a” deste Atenção;
    • c.3) o arquivo deve ser obtido no Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) no sítio da RFB, na Internet, no endereço referido no item “a” deste “Atenção”
  • d) É de inteira responsabilidade do contribuinte a verificação da correção de todos os dados pré-preenchidos na Declaração de Ajuste Anual, devendo ele realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias, se for o caso.
  • e) A possibilidade de utilização da Declaração de Ajuste Anual Pré-preenchida não se aplica à Declaração de Ajuste Anual elaborada com a utilização dos serviços “Declaração IRPF 2015 on-line” e “Fazer Declaração”.

(Instrução Normativa RFB nº 1.545, de 3 de fevereiro de 2015, art. 6º).

——————————————————————————————

Screenshot IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2015 1
Screenshot IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2015 1

——————————————————————————————

Download
Idioma: Português do Brasil
Tamanho: 23,3 MB
.

Sistema: Windows XP, Vista, 7, 8 (8.1)
Licença: Gratuito
.

Fonte: Receita Federal do Brasil

552 comentários sobre “IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2015 1.3

    1. Junior estava com a mesma dificuldade em gravar. Abria o programa e a declaração e tentava gravar, mas dava erro e aparecia uma mensagem. Solução encontrada: Feche a declaração e inicia o programa irpf 2013 novamente. Em vez de abrir a sua declaração, vá a barra de atividades e escolha gravar.
      Espero ter ajudado

      1. Nossaaaa! E como ajudou! Só consegui gravar e transmitir agora, depois de ler sua dica. Muito obrigada.

      2. Muito obrigado! Estava tendo o mesmo problema para declarar a de 2014. Pessoal, podem fazer que funciona e consegui gravar e transmitir.

    1. O Algaritimo da Receita deve estar diferente da dos Bancos, no Santander aconteceu o mesmo, digito verificador ínválido, porém na declaração do ano passado, o digito era o mesmo. Solução q encontrei, foi testar de zero a nove, como o próprio diz verificador, desde que o nº da conta esteja correto assim como a agência.

  1. Obrigado Fábio Pedro, pela dica. Tentei outro dia ligar para a Caixa Federal, depois de quase meia hora passando de ramal em ramal desligaram o telefone e não me deram uma solução. Com sua dica consegui gravar e transmitir a declaração. Muito grato

  2. não consigo instalar o programa receitanet, a declaração já está pronta e quando vou enviar pede para instalar o programa receitanet, já baixei o programa no computador, mas não consigo instalar, aparece uma mensagem error in action executeaction, alguém pode me ajudar

  3. Estou tendo o mesmo problema na hora de colocar o numero da conta (digito invalido?), No caso das contas da CEF é necessário completar com numeros 0, ex conta, 12345-9 vai dar digito invalido mas se eu colocar 00012345-9 vai dar certo, o sistema aceita.!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s